terça-feira, 15 de março de 2011

IMAGENS


IMAGENS AÉREAS DE CAMILOS




OUTRAS IMAGENS

Pôr do Sol camilense

Entrada de Camilos - Sítio Mantença

Caixa d'água - Sítio São João

Povoado - São João de Cima
CLUBE DE CAMILOS
CAIXA D'ÁGUA - Camilos


Praça Vicente Marques - 2011


Igreja Católica de Camilos - 2011


Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Camilos - 2011

IGREJA DA ROMANA - Sítio São João

ESCADARIA - Acesso: Romana/Comunidade de Palestina

Camilos E.C. (Gerimum) - CAMPEÃO_ LIMED 2005


Camilos E.C. (Gerimum) - BI CAMPEÃO_ LIMED 2007
 
Camilos E.C. (Gerimum) - CAMPEÃO DOS CAMPEÕES_ LIMED 2008

Camilos E.C. (Gerimum) - TRI CAMPEÃO_ LIMED 2009

CRUZEIRO - CAMPEÃO 2ª DIVISÃO_ LIMED 2009
 
CULTURA DE FEIJÃO
 

 

RIACHO "DAS CABOCO" BREJADO - 10/03/11


ENVIADO POR: Carlos José Magalhães


VÍDEOS

Paisagens Camilenses


INAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO DIGITAL DE CAMILOS (09/04/11)

IMAGENS - VIII FESTIVAL DE INVERNO DE MERUOCA (25/06/11)




NOSSO ENDEREÇO DE E-MAIL É:



TEXTOS

MINHA TERRA

Terra brilhante,
de em povo amante,
de um povo amado,
de um povo bravo.

Terra de Terceiros, Paivas,
Terra de Silvas, de Bragas,
Terra de Fernandes, Barbalhos, Vitais...
Terra de gente que de tudo faz.
Terra de espertos e de tolos
Terra de tudo e de todos
Terra de traídos e de traidores
Terra do mundo
Terra onde planto o que é meu
Terra de Deus.

Lugar de donzelas,
de virgens belas,
com corpo escultural,
com inteligência fenomenal.
Lugar de louras, morenas, mulatas...
Povoando-se entre rochedos e matas.

Lugar de belas mulheres,
que dignifica o homem,
nos expandem os horizontes,
nos levam a superar montes.

Lugar de nome único
Assim como único és
Distrito de Camilos
Esplendoroso e universal
Com “estrutura” magistral.

 Autor: George Müller



NOSSO ENDEREÇO DE E-MAIL É:

ATUALIZAÇÕES DA HISTÓRIA DE CAMILOS

Por Manoel Dias (Nelzin)

ATUALIZAÇÕES DE NOSSA HISTÓRIA


1. DADOS DO MUNICÍPIO DE MERUOCA – CENSO 2010

Total da população 13.693 pessoas
Total de homens 6.874 pessoas
Total de mulheres 6.819 pessoas
Total da população urbana 7.420 pessoas
Total da população rural 6.273 pessoas
Total de domicílios particulares 4.711 domicílios
Total de domicílios particulares ocupados 3.500 domicílios

FONTE: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php

2. EDUCAÇÃO

No ano de 2007 houve a criação do Jornal Informativo do Estudante, esse jornal surgiu com o intuito de destacar e divulgar os fatos marcantes da comunidade escolar José Barbalho do Nascimento, bem como, destacar as produções dos alunos. O jornal também serviu como instrumento de incentivo a leitura e a escrita. Inicialmente as edições do jornal eram mensais, produzido com a coordenação do núcleo gestor e com a cooperação de professores e alunos. Com o tempo a escola encontrou algumas dificuldades para manter o jornal mensalmente, já que era distribuído gratuitamente aos alunos, alguns meses após sua criação o Jornal Informativo do Estudante passou a ter edições bimestrais.
Um dos grandes desafios da educação camilense se deu no inicio do ano de 2008, com a elaboração do PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola) pelos professores da Escola José Barbalho do Nascimento, foram estipuladas várias metas a serem atingidas na Educação local. O PDE é um Projeto elaborado pela escola seguindo um padrão estabelecido pelo Ministério da Educação, e com a criação e aprovação desse projeto o MEC libera verbas para a escola, de acordo com o número de alunos, a serem gastas nas prioridades apontadas no projeto. Os recursos são pagos somente para a instituição que se enquadra em baixo IDEBE (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica); o que era nosso caso no ano citado. O baixo índice no desempenho dos alunos da Escola José Barbalho ocorreu nas avaliações externas do ano de 2005 com divulgação dos resultados em 2007. Os recursos recebidos pela escola José Barbalho foram equivalentes a R$ 16.0000,00 (dezesseis mil reais) e com esse valor foram comprados vários materiais como, por exemplo, Jogos pedagógicos, livros, coleções de DVDs Educativos, Data-Show, e vários outros equipamentos usados para dinamizar as aulas. Em 2009 o projeto foi implementado e o Governo Federal liberou recurso no valor de R$ 13.000,00 (treze mil reais), desta vez a escola comprou equipamentos eletrônicos para instalação de uma FM Recreio, comprou um computador, Construiu rampas para melhorar a acessibilidade, ampliou o cervo bibliográfico e adquiriu vários outros materiais para uso em sala de aula. Com a divulgação dos novos resultados do IDEB em 2009 a direção da Escola José Barbalho recebeu a notícia da superação no desempenho dos alunos, os números do IDEB subiram consideravelmente, os dados recebidos em 2007 mostravam uma pontuação 2,5 para o 9º ano, esse valor aumentou para 4,6 em 2009, outra turma que também conta para o IDEBE é o 5º ano que alcançou pontuação 5,3 em 2009. Ainda falando sobre 2008 pode ser citada a conquista do Laboratório de Informática da Escola, adquirido graças à solicitação do prefeito João Coutinho ao Governo Federal.

ESCOLA JOSÉ BARBALHO - 2009
 Com o ingresso de Antonio Fonteles na prefeitura de Meruoca ocorreu algumas mudanças no meio educacional, a começar pela fachada da escola que ganhou a cor branca com listras vermelha e amarela (foto). Outro dado relevante foi a mudança do núcleo gestor da escola José Barbalho no ano de 2009, provocada pela seleção de gestores municipais, a direção da escola foi assumida por Rosária Cavalcante de Souza e a Coordenação Pedagógica por Maria de Jesus Paiva Araújo. Também em 2009 a escola recebeu o Serviço de Internet GESAC mantido pelo Governo Federal. Ainda em 2009 foi realizada a Conferência da Educação Na escola José Barbalho, essa conferência foi na verdade uma Mini Conferência que antecedeu a Conferencia Municipal e a Conferencia Nacional. Com a conferência da escola foi reunido núcleo gestor, professores, alunos, pais de alunos e representantes da comunidade de Camilos; todos tiveram a oportunidade de opinar e contribuir para a construção do novo Plano da Educação Brasileira.
No ano de 2010 foram aplicados alguns projetos elaborados pela direção da escola e/ou pelos professores, como exemplo pode ser citado: projeto teia de livros, projeto mala da leitura e o projeto a “A Matemática na Cartografia” que foi fechado com e exibição de um vídeo que destacou os trabalhos dos alunos. Deu-se também a implantação do projeto municipal de atividades complementares, onde os alunos participavam de atividades desportivas ou culturais no contra turno, entre essas atividades esteve presente futsal, xadrez e danças. Com relação a obras em 2010: houve a substituição do telhado antigo da escola por um telhado novo.

Veja a seguir um trecho do vídeo apresentado por alunos no projeto “A Matemática na Cartografia”.



3. POLÍTICA

No dia 05 de outubro de 2008 foi eleito o prefeito Fonteles apoiado pelo grupo político do ex-prefeito João Coutinho, Fonteles exerce o poder público como 15º prefeito do Município de Meruoca tendo assumido o cargo em 1º de janeiro de 2009 o período administrativo tem prazo para findar em 31 de dezembro de 2012, podendo o mesmo concorrer a reeleição.

VEJA AGORA A BIOGRAFIA DO PREFEITO FONTELES.

Antônio Fonteles

Nascido em Sobral, interior do Ceará, em 1956, Francisco Antônio Fonteles, filho de Antônia Lopes Fonteles e Francisco Fonteles Neto, cresceu em um regimento rígido de educação.
Foi criado em meruoca, no sítio Almas, onde mora até hoje com sua esposa Maria Socorro Dias Fonteles, casados desde 1985, e seus três filhos: Pablo Yuri, Igor Abdálla e Úli Maria.

Sua primeira escola foi o Grupo Escolar Professor Arruda. Depois mudou para o Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota, onde concluiu sua carreira acadêmica.
Quando ainda estudante, apresentou-se na fábrica de tecidos Fiação e Tecidos Ernersto Deocleciano em busca do primeiro emprego. E conseguiu. Trabalhou na fábrica por quase 10 anos, começando como operário têxtil. Depois foi promovido para o cargo de controle de produção. Com pouco mais de dois anos já era contra mestre de fiação, chegando a ser, mais tarde, supervisor e finalmente técnico têxtil. Devido todo seu esforço, conquistou reconhecimento de todos na indústria, sendo escolhido como "operário padrão", por dois anos consecutivos, em 1978 e 1979, na campanha do SESI com o Sistema Globo de Comunicação.
Paralelo a esses acontecimentos, Fonteles fez diversos cursos, como o Técnico Têxtil, com habilitação em fiação e tecelagem, no SENAI do Rio de Janeiro, Contra-Mestre, em Recife, Organização e Método, no SENAI de Fortaleza e Prevenção de Acidentes do Trabalho. Participou também da implantação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPA).

Em 1980, foi convidado a ser gerente administrativo da empresa, mas negou para seguir outro rumo. Tornou-se representante comercial na área de metalúrgica, cobrindo a região norte do Nordeste. Nove anos depois, montou seu próprio negócio, a Trevo Serviços Ltda, atualmente consolidada no mercado, devido a qualidade dos produtos que são comercializados.

Ganhou, em 2004, o título de Cidadão Meruoquense, em sessão solene na Câmara Municipal de Meruoca. No mesmo ano, também foi vice-prefeito do município, estando sempre em contato direto com a sociedade. Desde 2001, Francisco Fonteles caminha ao lado do ex-prefeito e presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), João Coutinho, lutando pelos direitos e desígnios da população meruoquense.

Uma nova etapa está se iniciando em sua vida política. Francisco Antônio Fonteles foi eleito para prefeito de Meruoca nas eleições de 2008. Mesmo com os obstáculos que aparecerão nesse percurso, será mais uma tragetória de conquitas.
FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura e TEIA DIGITAL


Veja a seguir os vereadores de Meruoca eleitos para comandar o legislativo municipal no período de 2009 a 2012

BIOGRAFIA DOS VEREADORES DE CAMILOS NA ATUALIDADE

José Ademar Marques
Nasceu em 13/05/1954, filho de Vicente Marques de Sousa e de Maria do Carmo Sousa. Sua vida profissional começou aos 10 anos ajudando seu pai no Comércio. Em Fevereiro de 1976, tornou-se Funcionário Público na profissão de observador meteorológico, lotado no Terceiro Distrito de Meteorologia (3º DISME) em Recife-PE. Ingressou na vida política em 1992 como candidato a Vereador, mas não foi eleito, só em 1996 conseguiu se eleger a Vereador.
Vereador por quatro legislaturas, foi Presidente da Câmara de Meruoca, líder do Prefeito ex-prefeito, João Coutinho, e atua como 1º Secretário. Começou no PSD, e em seguida filiou-se ao PSB, sendo hoje o Presidente.

José Ribamar de Sousa
Nasceu em Camilos-Meruoca, no dia 03 de março de 1964, filho de Antônio de Souza Fernandes e Rita Duarte Fernandes, sendo o 5º filho de 10 irmãos. Ribamar sempre se destacou por seu jeito dinâmico naquilo que pretendia fazer. Quando criança trabalhou na lavoura com a família e conheceu uma dura realidade.
Apaixonado por futebol desde menino, durante muito tempo jogou futebol de várzea, mostrando-se como grande goleador nas competições que participou. Torcedor fanático do Flamengo do Rio de Janeiro, é chamado de "flamenguista" pelos amigos.
Aos 18 anos foi morar em Fortaleza, onde trabalhou como eletricista. Voltou a Camilos, e colocou um pequeno comércio. Descobriu pouco tempo depois que não era o negócio que queria. Passou a morar na cidade de Sobral, onde montou um outro negócio no Bairro do Junco.
José Ribamar de Sousa, casou com Sandra de Paiva Dias, com quem teve três filhos: Jefferson, Jéssica e Jelson. Nesse período trabalhou como servente e em seguida no DETRAN, onde adquiriu muita amizade e reconhecimento, trabalhando como vigilante por 10 anos, em uma firma terceirizada, e hoje diretamente na instituição estadual.
Concluiu o Ensino Médio no ano de 2007, e novamente montou mais um empreendimento que virou ponto de encontro dos amigos, chamado "Bar do Flamengo".
José Ribamar de Sousa, nunca deixou de lado sua origem meruoquense, tendo domicílio no Distrito de Camilos, onde frequênta semanalmente. Em 2008, decidiu entrar na política, após ter visto seu pai tentar algumas vezes chegar ao legislativo, sem sucesso. Com muita vontade, luta e persistência, acabou sendo eleito e realizando o sonho de seu pai e de muitos camilenses. Graças a amizade conquistada, José Ribamar Sousa, na sua primeira tentativa, conseguiu chegar a Câmara de Meruoca.
Hoje o vereador representa não só o distrito de Camilos, mas também o povo de Meruoca. Entre seus objetivos, Ribamar de Sousa, espera desenvolver um trabalho voltado para as causas sociais e os menos favorecidos pela sorte.

José Rodrigues do Nascimento
Conhecido por todos como Pimenta, nasceu em 10 de outubro de 1948, no sitio Cajueiro em São Francisco distrito de Meruoca –Ce. Filho de Francisco das Chagas Nascimento e de Maria Rodrigues Martins, sendo um dos filhos mais velho de uma família de 5 irmãos. Perdeu sua mãe quando ainda tinha 11 anos de idade. Aos 15 anos veio morar no sítio São Miguel, ficando aos cuidados de Inácio Gabriel e Zeli.
Sua infância foi marcada por momentos difíceis, mas ele sempre reagiu em meio as adversidades, suportando tudo com cautela, mesmo não tendo o privilegio de muitos que viviam somente para estudar e brincar. Foi espantando cupido no roçado do seu tio Jose Balbino que Ele lhes concedeu o privilégio de ensinar as primeiras letras. Tudo que aprendeu foi fruto de seu esforço e superação.
Aos 23 anos casou com Rita Magalhães do Nascimento, com que constitui uma família de 7 filhos.
No ano de 1978 passou a residir no distrito de Camilos. Com experiência no trabalho com comunidades, legado adquirido com o auxílio do Monsenhor Furtado de muitas outras pessoas junto a Carita de Sobral, onde teve a oportunidade de trabalhar em vários projetos sociais. Em Camilos fundou a associação São José. Entre muitos desafios estava o de conseguir água tratada e saneamento básico para essa comunidade. A luta foi grande, porem teve perseverança e seus objetivos em parte foram alcançados.
Por ser um homem público sempre esteve ligado politicamente a alguns partidos. Apoiando seu irmão Pelé em muitos mandatos. No ano de 1982 surgiu a oportunidade de lançar o seu nome como candidato a vereador. Não foi dessa vez bem sucedido.
Contando com o apoio da família, amigos e comunidade em geral, pôde concretizar no pleito de 03 de outubro de 2004,o seu grande sonho, sendo o vereador mais votado com 408 votos. Durante os quatro anos subseqüentes continuo lutando e representado com muito empenho e amor os meruoquenses, sendo confiado um outro mandato no dia 05 de outubro de 2008.

FONTE: http://www.camarameruoca.ce.gov.br/vereadores


4. REDE DE INTERNET

Torre - Sìtio São Miguel.
 A utilização de internet se deu inicialmente, em Camilos, por meio de Internet móvel (MODEN), o sinal era fornecido via ondas pela empresa de Telecomunicação CLARO. Em outubro do ano de 2008 chegou aqui um outro serviço de internet fornecido pela empresa Sobralense Word Net onde o sinal transitava de uma torre a outra via ondas, porém ao chegar na antenas instalada encima da casa do cliente o sinal era conduzido ao microcomputador por um cabo. Um dos responsáveis por esse serviço de internet na comunidade de Camilos foi Leandro Sales, representante da empresa no município de Meruoca, outro cidadão que também contribui foi o Sr. Osvaldo habitante do Sitio São Miguel, em acordo com o proprietário da Word Net ele permitiu a instalação da torre de recepção e transmissão de sinais em suas terras que estão localizadas no pico mais elevado de nosso Distrito. Aliás, aproveito o ensejo para fazer aqui uma correção em relação ao ponto de maior altitude do Distrito de Camilos apontado, na história de Camilos, em 2006, como sendo o morro do chapéu no sitio São João. No ano de 2008 tomamos conhecimento que o morro onde se localiza as torres das empresas CLARO e Word Net, como já disse, localizado na propriedade do Sr. Osvaldo, é cerca de 7 (sete) metros mais alto que o morro do chapéu. Esse dado nos foi fornecido por Rômulo, proprietário da empresa Word Net, na ocasião em que fez o estudo da altitude da região com um GPS. Em 2009 apareceu por aqui a internet via satélite da Embratel instada na escola José Barbalho por decorrência do projeto de inclusão digital do Governo Federal.

5. ABALOS SÍSMICOS

Esse é um assunto, que infelizmente tenho que destacar, os tremores de terra, assunto este que esteve presente em vários "bate papos" dos habitantes de nossa comunidade a partir de janeiro de 2008, mês em que ocorram alguns tremores que chamou a atenção e deixou a população local bastante apreensiva. Mas, o momento mais crítico de nossa história se deu mesmo, entre a noite de 27 de fevereiro e inicio do dia 28. Onde uma série de tremores abalaram literalmente a comunidade de Camilos, bem como, outras áreas do estado do ceará. Na ocasião relatamos o corrido no Jornal Informativo do Estudante. Acompanhe:

ABALOS SÍSMICOS ATERRORIZARAM CAMILOS
A terra tremeu em Camilos durante quase todo esse mês de fevereiro abalando o solo, nossas residências e também os nervos de nossa população. No dia 21 de fevereiro estiveram presentes aqui em Camilos Vários homens do corpo de Bombeiros do Estado e também uma equipe da Defesa Civil do Estado do Ceará que tinha por Comandante Francisco Brandão. Nesse dia houve uma palestra no auditória da escola José Barbalho onde a Defesa Civil procurou passar para a população informações sobre os abalos sísmicos (também chamado por muitos de tremor de terra) e tentou-se acalmar os habitantes locais. Por vários dias os tremores acalmaram-se, foi aí que aconteceu o que não se esperava. No dia 28 de fevereiro por volta de 1:45 hs iniciou uma série de abalos, sendo que um deles, chegou a 4,0 graus na escala Richter (que varia de 0 a 9), até 6 horas da manhã do dia 28 foram registrados mais de 100 abalos. Foi realmente uma “noite de pânico”, nosso povo correu para fora das casas e muitos só atreveram-se a entrar novamente quando começou raiar o dia. Numa das residências chegou a cair um alpendre. Ouvimos um senhor que dormia próximo ao local. Ele nos disse que acordou assustado e, correu para fora, pensou ele que todas as casas da rua estavam desabando devido o grande barulho que se ouviu. Na noite de sexta-feira (29 de fevereiro) a terra voltou a tremer, com medo que se repetisse o que ocorrerá na noite anterior, a maior parte da população dormiu nas ruas e praças da comunidade, felizmente durante aquela madrugada deram apenas pequenos estrondos e não chegou a balançar as casas. Todos esperamos que os abalos sísmicos possam parar por completo antes de ocorrer algo mais drástico. (Jornal Informativo do Estudante – fevereiro de 2008)


Parede rachada
 Após os abalos sísmicos do finalzinho de fevereiro de 2008 fez-se presente em Camilos, novamente, integrantes do Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do estado do Ceará. Esses dois órgão, trabalharam em conjunto, orientando e acalmando a população, foi realizada a vistoria de casas e aconselhamento sobre o que fazer para evitar o alargamento das rachaduras nas paredes das casas e o procedimento para prevenir o deslizamento de telhas. A administração pública municipal também auxiliou as famílias enviando uma equipe para fazer “amarrações” nas rachaduras e reforço no atendimento médico. Foi um período onde ocorreu varias palestras com o intuito de acalmar a população e desfazer alguns boatos de pessoas maldosas que aproveitaram-se da ocasião para disseminar terror.

Veja agora uma noticia que foi divulgada no Jornal Informativo do Estudante no ano de 2010.

(Extraído do Jornal Informativo do Estudante em maio de 2010)


6. SAÚDE

As mudanças na saúde local, em relação a história narrada em 2006, são pequenas, mas faço questão de voltar a tocar neste tema e discorrer sobre a dengue, assunto antigo e que desperta nossa atenção anualmente. O principal transmissor da dengue é o mosquito denominado cientificamente por Aedys aegypti ele continua nos preocupando nos dias atuais, o fato é que há alguns meses foi divulgada a existência de outra espécie transmissores da dengue que já está instalada no município de Meruoca, falo sobre o Aedys albopictus, está espécie é desconhecida por muitos de nossos colegas conterrâneos, porém, tão perigosa quanto à outra mais famosa. Depende de cada um de nós, agora, mais do que nunca, os cuidados para prevenir a contaminação de nossos crianças, jovens, adultos e idosos pelo vírus da dengue. Portanto, amigos, não deixem vasilhas destampadas contendo água no quintal de sua casa, lave seu tanque ou sua caixa d’água periodicamente, mantenha os arredores de sua casa limpos, cuidado com as folhas de arvores que ficam presas no telhado de casa elas também podem acumular água. Desperte você também, este problema é de todos nós, e pode ser evitado.

7. ABASTECIMENTO DE ÁGUA


Poço novo em processo de instalação - 2011

Abordo novamente este assunto relatando os momentos difíceis que a comunidade atravessou nos últimos dois anos. Com apenas um poço em funcionamento e uma população aumentando a cada dia o abastecimento de água voltou a ser um problema nos anos de 2009 e 2010. Nos anos citados cerca de 50 (cinqüenta) famílias ficavam sem água na torneira no verão, época em que o nível da água baixa no poço. No inicio do ano de 2011 foi perfurado outro poço profundo com recursos da Associação Comunitária de Camilos, a partir daí, com dois poços em funcionamento, população voltou a receber água em abundancia em suas torneiras.

8. APA DA MERUOCA

Um dos desafios das entidades ecológicas de todo o mundo é, sem dúvidas, reduzir o efeito estufa que a cada dia torna nosso clima mais quente. Uma das ações humanas que influi negativamente neste sentido é o desmatamento, assim como as queimadas. Nos relatos da História de Camilos (2006) expus que a agricultura de subsistência era na ocasião, uma das maiores práticas de trabalho de nossos habitantes, e para se dá esse trabalho faz-se necessário, na maioria das vezes, o corte e a queima das árvores. Hoje notamos uma redução no número de agricultores, porém este “meio de vida” ainda ocorre em nosso distrito. O fato é que em 26 de dezembro de 2008 ocorreu a criação da APA SERRA DA MERUOCA/ Área de Proteção Ambiental da Serra da Meruoca, publicada no Diário Oficial da União. A 300ª unidade de conservação do Brasil será gerenciada pelo ICMBio/ Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
A Lei 11.891 regulamenta a conservação de uma área com mais de 600 hectares e proíbe a captura de espécies raras, o uso de inseticidas e fertilizantes irregulares e a retirada de areia e material rochoso das encostas das bacias e dos rios da região.Segundo nota do ICMBio, a proposta de criação dessa área de proteção ambiental tramitava no Congresso Nacional há oito anos.
O objetivo da APA é garantir qualidade de vida para a população, conservação de florestas remanescentes e proteger os recursos hídricos, a fauna e a flora silvestres.O Presidente do ICMBio, Rômulo Mello, ressaltou que a criação da 300ª unidade de conservação é mais uma prova da conscientização do Congresso Nacional em garantir espaços protegidos no Brasil. "A criação de unidades de conservação não é mais uma iniciativa isolada do Poder Executivo. Com a APA Serra da Meruoca, o Legislativo se mostra engajado nessa luta pela preservação das riquezas naturais", afirmou.
Abrangendo os municípios de Meruoca, Massapê, Alcântara e Sobral, a nova área de proteção ambiental é caracterizada por ter um conjunto florestal remanescente da Mata Atlântica e atrai interessados na prática de esportes radicais. Dados da Agência Brasil.
REFERÊNCIA: http://geoparkararipe.blogspot.com
Como se vê a preservação da flora e fauna do Município de Meruoca esta pautada em lei, e, se cumprida “ao pé da letra” exige algumas mudanças nos hábitos de nossos colegas agricultores. Para se cumprir o que estabelece a Lei 11.891 esses nossos conterrâneos precisam ser amparados e/ou instruídos pelo poder público, a final de contas eles tem famílias para sustentar, não podendo viver à mercê da sorte.

9. INFRA ESTRUTURA DE ESTRADA E RUAS

Durante décadas a estrada foi um problema constante de Camilos. “A solução para o problema veio com o asfalto nos anos de 2004 e 2005. A obra ocorreu em cumprimento da proposta feita pelo prefeito João Coutinho em sua campanha política” (Relatos da História de Camilos – 2006). O tempo foi passando e o asfalto foi se deteriorando, em 2008 alguns trechos da estrada que liga Camilos a CE 440 encontravam-se somente com o calçamento. Com as fortes chuvas ocorridas no inverno de 2009 a situação se agravou. Um trecho no sitio Mantença e outro no sitio São Miguel relembraram os invernos da época que a estrada não era calçada. Os trechos que citei tornaram-se verdadeiros “atoleiros”. Os proprietários de automóveis locais reuniram-se algumas vezes em mutirão para retirar a lama, mas, horas depois, às águas que jorravam do solo ou que caiam das chuvas propiciavam novos momentos difíceis na travessia.


FOTO - 2011

A situação exigiu ações urgentes da administração publica, e isso se deu no período de redução da chuva. Houve a construção de alguns bueiros na estrada e a reconstrução de calçamentos.
Em setembro de 2010 ocorreu o recapeamento asfáltico da estrada. As ruas principais da Comunidade de Camilos também receberam asfalto, os trabalhos foram realizados com recursos do Governo do Estado do Ceará e em parceria com a Prefeitura Municipal de Meruoca.

Nas fotos abaixo pode-se observar a mudança tomando, como exemplo, a rua Antonio Rodrigues de Sousa, no espaço de tempo entre 2009 e 2011.



Rua sem asfalto - 2009

Rua com asfalto - 2011
 

CONTINUA...